top of page

MOSTRA “QUANDO O CINEMA É CULTURA POPULAR" E ENSAIO DO CORDEL DO URUBU ATIVAM CORTEJO CLIMÁTICO DA MARAMBAIA

  • Foto do escritor: Francisco Weyl
    Francisco Weyl
  • 20 de out.
  • 3 min de leitura

Apesar dos grandes holofotes ainda insistirem em associar o cinema a grandes produções e circuitos de consumo massivo, há experiências que florescem em outros territórios, onde o gesto cinematográfico emerge como prática coletiva, afetiva e profundamente enraizada nas culturas populares.

A atividade se insere no mesmo espírito que tem marcado oficinas e mosstras do festival em territórios como Icoaraci e Ananindeua: encontros transformadores onde o audiovisual é ferramenta de expressão, memória e resistência. Aqui, a câmera não é um instrumento distante, mas extensão do corpo brincante, registro de uma cultura que pulsa em cada toada e em cada movimento do boi.

Com curadoria de Mateus Moura (Cine Curau), a mostra e a oficina celebram a potência criadora das comunidades e convidam o público a enxergar o cinema para além dos limites da indústria — como gesto popular, coletivo e profundamente brasileiro.

 Local: Quadra B, Conjunto Gleba 1 — Nova Marambaia Horário: a partir das 18h

 Nota especial: No mesmo espaço e horário, acontecerá também o ensaio do Cordel do Urubu, momento preparatório para o Cortejo Climático, que será realizado no dia 1º de novembro, na Marambaia. O cortejo é uma iniciativa organizada pelos coletivos comunitários que há dois anos constroem a Carta do Clima da Marambaia, através do Fórum Permanente de Políticas Públicas Periféricas Marambaia COP30, reforçando o vínculo entre cultura, território e ação climática.


ree

O cartaz tem como tema o Festival Internacional de Cinema Caeté.O fundo é uma ilustração colorida e vibrante, com figuras humanas estilizadas em meio a árvores grandes e faixas coloridas que se cruzam como fitas dançantes. As cores predominantes são verde, vermelho, amarelo, azul, rosa e marrom, transmitindo alegria, diversidade e movimento. O estilo lembra arte popular brasileira, com formas geométricas e traços fluidos.

Na parte superior, sobre um fundo verde, está o título do evento:

🟨 “FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA CAETÉ”

Logo abaixo, em letras menores:Mostra de Filmes – Curadoria Mateus Moura

À esquerda, em letras brancas e irregulares:“Quando o cinema é cultura popular”

Mais ao centro e à direita, aparecem as informações do evento:

📍 Local: Quadra B, Conjunto Gleba 1 — Nova Marambaia🕕 Horário: a partir das 18h

Na parte inferior do cartaz estão os logotipos dos patrocinadores e apoiadores, incluindo:

  • Secretaria de Cultura

  • Governo do Pará

  • Fundação Guamá

  • ISACI


    REALIZAÇÃO: X FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté / Arte Usina Caeté

    PATROCÍNIO: Governo Federal/Ministério da Cultura; Governo do Pará/Secretaria de Cultura/Fundação Cultural do Pará, através da PNAB e Lei Semear; da Fundação Guamá, Parque de Ciência e Tecnologia - Guamá; Instituto Sustentabilidade da Amazônia com Ciência e Inovação; e Casa Poranga e de Seu Rompe Mato

    APOIO CULTURAL: Multifário; Associação Remanescentes de Quilombolas do Torre/Tracuateua; Grupo de Pesquisas PERAU-PPGARTES-UFPA; Academia de Letras do Brasil; ALB-Bragança; Henrique Brito Avocacia.

    APOIO INTERNACIONAL: Livraria Independente Gato Vadio (Porto); BEI Film; Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa; Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde; Fundação Servir Cinema Cinema - Cabo Verde

    PARCERIA: BRAGANÇA: CVC; Pousada de Ajuruteua; Pousada Casa Madrid; Pousada Aruans Casarão; Mexericos na Maré; Paróquia de São João Batista; AUGUSTO CORREA: Escola Lauro Barbosa dos Santos Cordeiro - Patal; EMEF André Alves – Nova Olinda. PRIMAVERA: Vereador Waldeir Reis; Espaço Cultural Casa da Vózinha; Associação dos Produtores de Guarumandeua; Associação dos Agricultores de Siquiriba; QUATIPURU: Monóculo da Vovó; Associação Quilombola de Sacatandeua; ANANINDEUA: Centro Cultural Rosa Luxemburgo; BELÉM: Cordel do Urubu; Vagalume Boi Bumbá da Marambaia; Cine Curau; Casa do Poeta Caeté.

    ...

    COORD. PEDAGÓGICA: ROSILENE CORDEIRO / MARCELO SILVA

    COORDENAÇÃO: Francisco Weyl

    COORD. PRODUÇÃO: Roberta Mártires

    FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté – Ano 10

    - Projeto aprovado pelo Edital n° 005/2025 – Fomento à Circulação de Projetos Culturais (PNAB), Segmento Patrimônio Cultural Material, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT/PA).

    www.ficca.net.br

    @ficcacinema


 
 
 

Comentários


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

FICCA © 2022 

bottom of page