top of page
  • Foto do escritorFrancisco Weyl

Morre aos 53 anos Afonso Gallindo

A arte e a cultura sempre estiveram presentes na trajetória do diretor e produtor audiovisual, publicitário, jornalista e militante cultural Afonso Gallindo.

Iniciou sua trajetória como ator de teatro amador, ainda em Belém. Quando regressou ao Rio de Janeiro, cidade natal, além de fazer curso técnico de comunicação com habilitação em publicidade, atuou como assistente de produção de teatro e dança, assistente administrativo teatro Ziembiński (RJ), entre outras atividades.

Ao regressar a Belém ingressou em uma agência de publicidade como arte-finalista e então começou a ampliar seus horizontes: produtor de Rádio/TV/Cinema (RTVC), produtor gráfico, diretor de arte até compor dupla de criação e assim administrar na época a carteira de uma das maiores empresas de varejo da região Norte do Brasil.

Foi quando recebeu o chamado de uma antiga paixão: o cinema. Trabalhou como assistente de produção, produtor e coordenador de produção em diversas películas e produções em vídeo, locais, nacionais e internacionais independentes. Na publicidade e propaganda, trabalhou em uma produtora de vídeo local, onde iniciou como produtor, ascendendo a coordenação de produção e finalmente direção de diversos vídeos publicitários e documentários institucionais. Paralelamente, iniciou carreira como diretor autoral e independente, dirigindo documentários e peças publicitárias.

Enveredou pela militância audiovisual, participando de entidades no âmbito estadual, regional e nacional, contribuindo na reflexão sobre as diferenças e especificidades existentes no audiovisual brasileiro produzido na região Norte do país.

Dirigiu também shows e musicais para teatro. Participou em diversos coletivos de arte e cultura, não somente na capital do Pará, como em outras cidades do estado e também na região Norte do Brasil.

Compôs a equipe do extinto Instituto de Artes do Pará (IAP), sendo técnico de audiovisual e gerenciando também o Núcleo de Produção Digital do Pará (NPD Pará).

Em 2017 graduou-se em Jornalismo. Neste mesmo período, estagiou na Representação Regional Norte do MinC (RRN), contribuindo na reformulação de seu site e na ampliação de participação de redes sociais do escritório regional.

Paralelamente, foi convidado para a reformulação estética e implantação TV aberta da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), contribuindo no canal aberto (UHF/Digital), passando então a integrar a equipe de comunicação da Casa, onde contribui como gerente de conteúdo da Tv Alepa e institucional no Portal Alepa.

FONTE: https://gallindo.wixsite.com/afonsogallindo/cultura



26 visualizações0 comentário
bottom of page