top of page
  • Foto do escritorFrancisco Weyl

FICCA reconhece guardiões da cultura popular com Mérito Cultural

Este ano de 2023 o FICCA retoma o Prêmio Mérito Cultural.

Através do prêmio instituído em 2015, o Festival Internacional de Cinema do Caeté reconhece e distingui personalidades que se destacam na cena cultural da Amazônia Paraense.

Este ano, iremos homenagear dois poetas e quatro guardiões de saberes ancestrais, um ativista político e um professor da rede pública de ensino.

São elas e eles:

1. Clei Sousa, poeta e professor

2. Cacique Kwarahy Tenetehar Xypew

3. Maria José Gomes dos Reis, artesã quilombola do Torre, Tracuateua

4. José Carlos Barroso, professor, Augusto Correa

5. Naraguassu Pureza da Costa, ativista ancestral marajoara

6. Mãe Rosinha

7. Joel Antônio dos Santos, líder social comunitário da Marambaia

8. Manoel Ramos, poeta e pescador, Ajuruteua

Simbólica, a premiação consiste na entrega de uma estatueta do Festival, o troféu Karuana das Ymagens, bem como a emissão de um DIPLOMA virtual com o selo FICCA.

O momento de entrega será no dia 16 de Dezembro, a partir das 18h na quadra B, gleba 1, Marambaia.

O Prêmio do Mérito Cultural é criado com o objetivo de fortalecer a REDE de artistas, fazedores de cultura, artesãos, pesquisadores, profissionais, instituições e projetos que se destacam no campo da cultura Amazônida.


O Prêmio se organiza com o intuito de estimular o apoio dos segmentos institucionais e empresariais, gestores e lideranças, para que se reconheçam como partícipes de uma Rede inclusiva, que garante o direito ao acesso à cultura.

A ideia é fazer com que os seus participantes se reconheçam enquanto responsáveis por práxis participativas, abertas e plurais, atentas à produção e à partilha da arte e do conhecimento, e aos pulsantes diálogos contemporâneos.


É um prêmio simbólico, representado por um Diploma virtual e um troféu, a estatueta do festival, denominada KARUNA DAS YMAGENS.


É com muita emoção que outorgamos este Prêmio.


Muito obrigado.


CARPINTEIRO DE POESIA Francisco Weyl, diretor do FICCA

Belém, 28 de Novembro de 2023


A CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS PRÊMIOS OCORRERÁ NA QUADRA B, GLEBA 1, MARAMBAIA, A PARTIR DAS 18H, DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2023



19 visualizações0 comentário
bottom of page