top of page

Casa da Cultura de Viseu terá oficina de cinema imersivo do FICCA

  • Foto do escritor: Francisco Weyl
    Francisco Weyl
  • 30 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de out.


Pela primeira vez em uma década de história, o Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA) desembarca em Viseu (PA), ampliando seus territórios e consolidando-se como referência cultural na região Caeté, que abrange o nordeste paraense, a zona bragantina e o atlântico paraense.

De 27 a 30 de outubro de 2025, a Casa de Cultura Otávio Monteiro será palco da Oficina de Cinema Imersivo – Formação Cinematográfica e Cineclubista, iniciativa que busca integrar teoria e prática, estimulando a criação audiovisual, o pensamento crítico e a formação de novos cineclubes na região.

O programa prevê atividades que vão desde a história e teoria do cinema até a prática de roteiro, produção, filmagem e montagem, além de experiências criativas e sensoriais como cartografia afetiva, colagens poéticas, caminhadas sensoriais e performances artísticas. O objetivo é valorizar a memória local e fortalecer a identidade cultural viseuense.

Segundo os organizadores, a proposta é que os participantes – estudantes, professores, agentes culturais e a comunidade em geral – produzam coletivamente cinepoemas, microdocumentários e um curta-metragem sobre a realidade local, culminando com uma sessão cineclubista de encerramento.

Com isso, o FICCA não apenas expande sua presença territorial, mas também reafirma sua missão de promover a arte cinematográfica como ferramenta de transformação social, inclusão e democratização cultural no Pará.

independente e na construção de espaços de diálogo e crítica através da linguagem audiovisual.

Mais informações estão disponíveis no site oficial: www.ficca.net.br


ree

🎧 Audiodescrição da Imagem – Formação Cinema Imersivo

Cartaz vibrante, com fundo em tons de laranja e amarelo, transmitindo calor e movimento.No topo, em letras finas e amarelas, lê-se: “Festival Internacional de Cinema do Caeté”.

A imagem central mostra uma figura simbólica, híbrida de ser humano e máquina, composta por formas coloridas e expressivas.O corpo é envolto por fitas multicoloridas — nas cores azul, rosa, verde, vermelho e amarelo — que se movem como se dançassem ao vento.Em vez de cabeça, a figura tem uma grande bobina de filme, e à frente dela surge uma câmera de cinema apontando para uma silhueta humana em azul escuro.Essa silhueta — de aparência feminina — está em movimento, como se fosse arrastada ou dançasse junto aos feixes coloridos que emanam da câmera, evocando o espírito do cinema como energia viva e transformadora.

À esquerda, sobre uma faixa vermelha com letras brancas, está o título principal:“Formação Cinema Imersivo”.

No canto superior direito, as informações do evento:Casa da Cultura – Viseu, Pará.De 27 a 30 de outubro.

Na parte inferior, aparecem os logotipos dos patrocinadores e apoiadores, entre eles o Governo do Pará, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.Também estão os selos da Fundação Guamá, ISACI, ArtesinoCaeté, e das instituições internacionais parceiras, como Bélfilm e ESTC.

A composição visual transmite movimento, liberdade e celebração da arte cinematográfica, unindo elementos da cultura popular amazônica à estética do cinema contemporâneo experimental.


REALIZAÇÃO: X FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté / Arte Usina Caeté

PATROCÍNIO: Governo Federal/Ministério da Cultura; Governo do Pará/Secretaria de Cultura/Fundação Cultural do Pará, através da PNAB e Lei Semear; da Fundação Guamá, Parque de Ciência e Tecnologia - Guamá; Instituto Sustentabilidade da Amazônia com Ciência e Inovação; e Casa Poranga e de Seu Rompe Mato

APOIO CULTURAL: Multifário; Associação Remanescentes de Quilombolas do Torre/Tracuateua; Grupo de Pesquisas PERAU-PPGARTES-UFPA; Academia de Letras do Brasil; ALB-Bragança; Henrique Brito Avocacia.

APOIO INTERNACIONAL: Livraria Independente Gato Vadio (Porto); BEI Film; Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa; Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde; Fundação Servir Cinema Cinema - Cabo Verde

PARCERIA: BRAGANÇA: CVC; Pousada de Ajuruteua; Pousada Casa Madrid; Pousada Aruans Casarão; Mexericos na Maré; Paróquia de São João Batista; AUGUSTO CORREA: Escola Lauro Barbosa dos Santos Cordeiro - Patal; EMEF André Alves – Nova Olinda. PRIMAVERA: Vereador Waldeir Reis; Espaço Cultural Casa da Vózinha; Associação dos Produtores de Guarumandeua; Associação dos Agricultores de Siquiriba; QUATIPURU: Monóculo da Vovó; Associação Quilombola de Sacatandeua; ANANINDEUA: Centro Cultural Rosa Luxemburgo; BELÉM: Cordel do Urubu; Vagalume Boi Bumbá da Marambaia; Cine Curau; Casa do Poeta Caeté.

...

COORD. PEDAGÓGICA: ROSILENE CORDEIRO / MARCELO SILVA

COORDENAÇÃO: Francisco Weyl

COORD. PRODUÇÃO: Roberta Mártires

FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté – Ano 10

@ficcacinema

 

 
 
 

Comentários


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

FICCA © 2022 

bottom of page