top of page
  • Foto do escritorFrancisco Weyl

Documentários sobre Taperaçú-Porto e Quilombo do América em exibição na TV Cultura

Dois curtas-metragens rodados nas oficinas do Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA) serão exibidos neste sábado (29 de Maio), no Curta Cultura, programa que vai ao ar pela TV e pelo Portal Cultura, 23h.

Tratam-se dos filmes “O Quilombo é meu lugar, a minha casa” (DIG, COR, BR, 19 Min, Realização Coletiva), e “Memórias de Taperaçú-Porto” (Realização Coletiva/BR, 2014, DIG, COR, 12Min13Seg).

Estes projetos audiovisuais tematizam as realidades de espaços que são excluídos de políticas públicas, carentes de recursos, mas como um povo solidário e esperançoso.

Resultados de formações que o festival desenvolve em parceria com a comunidade, sendo seus realizadores jovens moradores, estudantes, e professores destes locais.

De natureza coletiva e sob o paradigma das poéticas da gambiarra e tecnologias do possível, os curtas demonstram a potência criativa de uma juventude que afirma o desejo de superar as suas adversidades.

De acordo com o curador da Mostra que está a ser exibida até amanhã no Curta Cultura, Francisco Weyl, os filmes representam uma aposta do FICCA no debate sobre a linguagem e a estética do cinema, segundo ele, dominada pelo star system.

“A indústria cultural e mediática cria uma zona de conforto ao determinar formas de percepção cinematográficas, pelo que estes filmes estão numa fronteira e de enfrentamento dos dogmas, portanto, com estas narrativas, ainda que feitas com câmeras supostamente obsoletas, movimentos tremidos e ruídos sonoros, nós reconhecemos a imagem e o imaginário das comunidades locais, assim como questionamos o estatuto e padrões hollywoodianos”, reflete Weyl.


SERVIÇO

O QUE: Curta Cultura – FICCA

ONDE: TV e Festival Internacional de Cinema do Caeté

http://www.portalcultura.com.br

QUANDO: 29 de Maio, 23H

FICCA – FESTIVAL DE VIDA






50 visualizações0 comentário
bottom of page