A pandemia e a encomia da cultura


A pandemia que tem afetado a economia da cultura foi o motivo para que a direção do Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA decidisse por modificar a data limite de realização de filmes ao concurso.

Agora, filmes produzidos e/ou realizados a partir de 2018 podem ser enviados ao Festival.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 01/08/2021.

A novidade deste ano é que o festival vai premiar dez categorias, entre longas, médias, curtas-metragens, documentários, animação, videoteatro, performance audiovisual, e experimental.

Os filmes distinguidos como vencedores de cada categoria receberão um DIPLOMA, emitido pela Escola Superior Artística do Porto, Portugal.

Interessados em participar dos concursos devem ler atentamente ao Regulamento (http://www.ficca.net.br).


O formulário de inscrição pode ser acessado aqui https://bityli.com/R6G8y

Uma taxa simbólica de R$ 10,00 (Dez Reais) será cobrada pela inscrição, sendo realizadores e produtores solicitados a seguir as redes sociais do FICCA.

Os filmes selecionados serão conhecidos a partir 1º até o dia 10 de Outubro de 2021, sendo o enquadramento das candidaturas feito por uma Comissão dos Juris Oficial.

Todos os filmes inscritos nas mostras competitivas, também podem participar das mostras não-competitivas, a saber: “Negro Ficca”, “Cinema contemporâneo de resistência”, “Caeté-Cult”.

“Negro Ficca” é de caráter internacional e seleciona e exibe filmes de autores negros e/ou de temáticas a partir da arte e da resistência negra, podendo estes serem escolhidos entre os filmes concorrentes ou entre as obras de realizadores negros, e/ou de temáticas negras, que foram submetidas ao festival.

“Cinema contemporâneo de resistência” é de caráter internacional, sendo constituída de filmes de narrativas temáticas sobre juventude, mulheres, comunidades LGBTs, trans, indígenas, tradicionais, quilombolas, pescadores, extrativistas, e comunidades locais.

“Mostra Caeté-Cult” é um concurso de curta-metragem paraense, cujo processo de inscrição e prazos acontece em conjunto com o FICCA, sendo que todos os realizadores de curta-metragens paraenses que submeterem obras ao FICCA, e que desejam ter seus filmes apreciados pelo Caeté-Cult, devem concordar com os princípios estabelecidos no Regulamento do FICCA.

15 visualizações0 comentário