top of page
  • Foto do escritorFrancisco Weyl

Poéticas e Estéticas Cinematográficas Quilombolas

Atualizado: 29 de nov. de 2022

Nesta quarta-feira, 16, o VIII FICCA continua sua roda de conversa na Rádio Rosário FM, trazendo Roseti Araújo e Rosilene Cordeiro para a mesa "Poéticas e Estéticas Cinematográficas Quilombolas".


Viventes de uma poesia diária, Roseti e Rosilene vem debater essa estética artística do ser quilombo na Amazônia.


O programa começa às 15h e é mediado pela jornalista Dani Franco e pelo curador do FICCA , Francisco Weyl. A transmissão é pela rádio Rosário FM de Bragança e pelas redes sociais do FICCA.


Vamos conhecer as debatedoras da Roda de conversa de hoje?


Roseti Araújo, estudante de Serviço Social, preside a Associação de Reemanescentes Quilombolas do América, onde trabalha como funcionária pública municipal, exercendo a função de Agente Comunitária de Saúde no Quilombo do América, em Bragança do Pará. Mãe de três filhos, casada, atua em movimentos étnicos, culturais e de gêneros, como o Mocambo, o movimento popular camponês, e o movimento de mulheres do Quilombo. É parceira do FICCA.

Rosilene Cordeiro, mulher cis, indígena-afro amazônica, umbandista. Atuante conectada e 'entre' as urbs, águas, campos, ilhas e matas da mãe floresta, tem olhos e coração focados nas infâncias e velhices de sua região. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia/ UNAMA (2018), é especialista em Artes Cênicas, e Estudos Contemporâneos do Corpo pelo Instituto de Ciências da Arte/ UFPA (2012). Graduada em Pedagogia/UFPA (2003), é atriz pela Escola de Teatro e Dança/ UFPA (2010). Desenvolve ações de re-vivências e re-existências per_formativas In Casa: morando, residindo, produzindo, trocando, aprendendo, recombinando, distribuindo-se, reexistindo/resistindo na própria casa no âmbito do Projeto #minhacasaresidencia.




...

VIII FICCA é organizado pela ARTE USINA CAETÉ, em parceria com o Centro Cultural Cineclube Casa do Professor, Cineclube Amazonas Douro, WFK-Direitos Humanos, Multifário Arte, com patrocínio do Governo do Pará, via Lei Semear/Fundação Cultural do Pará, Prêmio Preamar/Secretaria de Estado da Cultura.

© FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO CAETÉ

Curador: Carpinteiro de Poesia

71 visualizações0 comentário
bottom of page