top of page

CINECLUBE REPÚBLICA DE PORTUGAL EXIBIRÁ FILMES DO FICCA

  • Foto do escritor: Francisco Weyl
    Francisco Weyl
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

Dando continuidade às ações o Festival Internacional de Cinema do Caeté, o FICCA realiza a segunda sessão cineclubista na Escola República de Portugal, fortalecendo uma parceria que, ao longo de 2026, irá desenvolver sessões formativas e oficinas de roteiro e produção audiovisual com alunos, professores, trabalhadores da escola e pais de alunos, tendo como horizonte a construção coletiva de um filme sobre os 75 anos da Escola República de Portugal.


Esta sessão marca a retomada das atividades após a culminância do festival e reafirma o compromisso do FICCA com o cinema como prática pedagógica, comunitária e territorial.


Na programação, serão exibidos filmes produzidos pelo próprio festival em escolas de Augusto Corrêa, frutos diretos de oficinas e processos formativos:


• Exercício Karuana

(Escola André Alves – Nova Olinda)


• O Fantasma do Sétimo Ano

(Escola Lauro Barbosa dos Santos Cordeiro – Patal)


A Escola Lauro Barbosa mantém quatro anos de parceria com o FICCA, com resultados concretos na criação de filmes que nascem de oficinas, da escuta e do envolvimento direto da comunidade escolar.


A sessão contará ainda com a exibição de um filme premiado pelo festival, ampliando o diálogo entre formação, fruição e reconhecimento artístico.


O FICCA atua de forma contínua na Marambaia, por meio do Cineclube Casa do Poeta e da construção do Fórum Permanente de Políticas Públicas Periféricas da Marambaia – COP30, espaço onde, junto a diversos movimentos, realizamos o Cortejo Climático e elaboramos a Carta do Clima da Marambaia.


O cineclube da Escola República de Portugal integra essa rede viva de formação de público crítico, criação audiovisual e memória territorial.


Data: 15 de dezembro

Horário: 18h30

Local: Auditório da Escola República de Portugal

Bairro: Marambaia – Belém/PA

Entrada: gratuita


Cinema que se aprende fazendo.

Cinema que nasce da escola e retorna para a comunidade.


Francisco Weyl

Carpinteiro de Poesia

Criador, Curador e Diretor do

Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCAernacional de Cinema do Caeté – FICCA


♿️ #ParaTodosVerem — descrição da imagem
♿️ #ParaTodosVerem — descrição da imagem

Cartaz vertical com fundo em tons de roxo, amarelo e laranja, lembrando colagem artística. À direita, há uma faixa de filme fotográfico em posição vertical. No topo direito, em letras amarelas, está escrito: “15.12.2025 – 19h”.

No centro-direita, em letras grandes amarelas, lê-se: “Festival Internacional de Cinema do Caeté – Escola República de Portugal”.

À esquerda do cartaz aparecem duas imagens de filmes, como se fossem fotografias coladas com fita adesiva.A imagem superior é do filme “Exercício Karuana”: uma criança usa uma máscara preta em forma de câmera antiga, com fitas coloridas pendendo, e levanta os braços ao entardecer, com céu azul ao fundo.A imagem inferior é do filme “O Fantasma do 7º Ano”: uma figura escura e difusa, com aparência fantasmagórica, em tons esverdeados, criando atmosfera de suspense.

No topo esquerdo há um desenho simples de um rosto sorridente e a palavra “Cineclube” escrita à mão, em estilo artesanal.

Na parte inferior direita do cartaz, um quadro de texto informa o endereço: Rua Anchieta, 359, bairro Marambaia, em Belém do Pará (CEP 66615-030), próximo à Avenida Dalva e ao Canal Água Cristal.

Na base do cartaz aparecem os logotipos do FICCA, do projeto Arte Usina Caeté, do Cineclube Urumajó e da Escola República de Portugal, além da figura simbólica do festival: um corpo humano com cabeça de câmera e fitas coloridas.

O conjunto visual transmite a ideia de cineclube escolar, cinema comunitário e formação audiovisual, com linguagem gráfica manual, juvenil e pedagógica.


 
 
 

1 comentário


cinekomoro
há 3 dias

Bom dia. Assisti ao filme O Fantasma do 7° ano, numa sessão divertidissima na escola do Patal, onde o fantasma saiu de trás da tela e brincou com todos os presentes. Quero dizer que este é o caminho para uma cultura democrática com o cinema na mão das crianças para dar sentido e força às comunidades. Parabéns ao FICCA!

Curtir
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

FICCA © 2025 - ANO 10

bottom of page