top of page

COMITIVA DO FICCA PREPARADA PARA CULMINÂNCIA DE DEZ ANOS DO FESTIVAL

  • Foto do escritor: Francisco Weyl
    Francisco Weyl
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Jurados, convidados e parceiros culturais integram a comitiva que segue rumo à culminância do Festival Internacional de Cinema do Caeté, em Bragança, Augusto Corrêa e Ajuruteua, levando consigo a força da cinefilia popular, o espírito das estéticas de guerrilha e a tradição do cinema que nasce das comunidades, das lutas e das margens.

O Caeté se reencontra para celebrar dez anos de autonomia, memória e resistência audiovisual.Cada rosto aqui é parte da travessia que sustenta o cinema amazônico, periférico, indígenafro e popular — uma travessia que nos move e nos revela.

Atravessamos estradas e rios para reafirmar um cinema que não se curva ao mercado, que celebra o povo, a luta e as estéticas dissidentes.Esta comitiva é parte da força que sustenta o FICCA: gente que acredita na arte como política, no cinema como ancestralidade e na Amazônia como território vivo de criação e insurgência.


ree


Cartaz vertical do X FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté com fundo em tons quentes de amarelo e laranja, lembrando textura de papel pintado ou parede de adobe. No topo, aparecem quatro fotos grandes dos convidados principais da comitiva: Luís Costa, Júlio Silvão, Cláudia Sá e André Queiróz. Cada foto está disposta em um retângulo e acompanhada do nome e da função profissional.

Abaixo, no centro do cartaz, aparece escrito em letras grandes: “A COMITIVA”.

Logo depois, há uma fileira de cinco fotos menores, com Jhouliann Cordilheiro, Roberta Mártires, Marcio Rodrigues, Denis Bezerra e Mateus Moura. Cada pessoa aparece em retrato individual, com breve identificação abaixo das fotos.

Nas laterais do cartaz — esquerda e direita — há quatro fotos adicionais, duas de cada lado, apresentando mais integrantes da comitiva: Rachell Butler, Rosângela Santos, Cuité Marambaia e Felipe Luiz.

No centro da parte inferior do cartaz, encontra-se o texto poético:

“Seguimos para o FICCA como quem viaja.Mas é o cinema que nos conduz.Somos a comitiva que atravessa o caminho.Mas é o caminho que atravessa a gente.Vamos celebrar dez anos de FICCA.E são esses dez anos que celebram quem somos.Partimos para fazer cinemaMas é o cinema que faz a travessia em nós.”

Abaixo do texto, aparece o nome do evento:FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO CAETÉ.

Na parte inferior do cartaz, há uma grande faixa com logos de instituições, coletivos e apoiadores, organizados em várias linhas, incluindo universidades, organizações culturais, órgãos públicos e parceiros do festival.



---



X FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté – Ano 10

Projeto aprovado pelo Edital n° 005/2025 – Fomento à Circulação de Projetos Culturais (PNAB), Segmento Patrimônio Cultural Material, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT/PA)

REALIZAÇÃO: Governo Federal/Ministério da Cultura; Governo do Pará/Secretaria de Cultura/Fundação Cultural do Pará, através da PNAB e Lei Semear

PATROCÍNIO: Fundação Guamá, Parque de Ciência e Tecnologia - Guamá; Instituto Sustentabilidade da Amazônia com Ciência e Inovação; e Casa Poranga e de Seu Rompe Mato

APOIO CULTURAL: Multifário; Associação Remanescentes de Quilombolas do Torre/Tracuateua; Grupo de Pesquisas Perau-PPGArtes-Ufpa; Academia de Letras do Brasil; ALB-Bragança; Henrique Brito Advocacia

APOIO INTERNACIONAL: Livraria Independente Gato Vadio (Porto); BEI Film; Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa; Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde; Fundação Servir Cinema Cinema - Cabo Verde

PARCERIA: BRAGANÇA: Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura; CVC; Projeto Aluno Repórter; Hotel Pousada de Ajuruteua; Pousada Casa Madrid; Pousada Aruans Casarão; Mexericos na Maré; Paróquia de São João Batista; Restaurante Cantinho da Vilá; Restaurante São Benedito; Restaurante Benquerença; Nossa Casa da Praia; AUGUSTO CORREA: Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura; Escola Lauro Barbosa dos Santos Cordeiro - Patal; EMEF André Alves – Nova Olinda. Cineclube Urumajó; Cineclube Uru PRIMAVERA: Vereador Waldeir Reis; Espaço Cultural Casa da Vozinha; Associação dos Produtores de Guarumandeua; Associação dos Agricultores de Siquiriba; QUATIPURU: Monóculo da Vovó; Associação Quilombola de Sacatandeua; ANANINDEUA: Centro Cultural Rosa Luxemburgo; BELÉM: Escola República de Portugal; Escola Madalena Raad; Cordel do Urubu; Vagalume Boi Bumbá da Marambaia; Cine Curau; Casa do Poeta Caeté.

...

COORD. PEDAGÓGICA: ROSILENE CORDEIRO / MARCELO SILVA

COORDENAÇÃO: Francisco Weyl

COORD. PRODUÇÃO: Roberta Mártires

@ficcacinema


 
 
 

Comentários


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

FICCA © 2025 - ANO 10

bottom of page